06 abril, 2010

Estilos de Mamar

Um blog que eu acompanho, o Comer para Crescer, está postando uma série sobre seletividade infantil à mesa... e quem tem filho sabe que muitas vezes fazê-los comer é uma arte.

Bem, ontem a Patrícia Cerqueira postou sobre os estilos de mamada dos bebês publicadas num texto engraçado por Tanya Kruger, que escreve para o breastfeeding.com, de acordo com o que foi catalogado por pediatras da Academia Americana de Pediatria que avaliaram os estilos mais comuns e ritmo das crianças de nos "degustarem". Não resisti e taí pra vocês lerem e verem em qual deles seu bebê se encaixa... eu com certeza já alimentei um Gourmet e hoje tenho uma bebê em transição entre o Homer Simpson e o Gourmet... rsrsrs. Divirtam-se:

O Homer Simpson
Este bebê ataca os seios e os suga vorazmente, assumindo uma linguagem corporal que podemos definir como "estou morto de fome". Segundo Tanya, o bebê Homer grunhi, grita, geme e faz outros ruídos que indicam que o leite não vem rápido o suficiente para satisfazê-lo. "Além disso, as pernas do bebê se movimentam com tanta velocidade para demonstrar sua frustração que podem ser uma arma.

O Gourmet
Segundo Tanya, esse bebê se aproxima do seio como o crítico de gastronomia de seu jornal local. "Muitas vezes, o bebê reclina em uma posição confortável e, devagar, saboreia cada gole. Ele também pode incluir um grande estalar de lábios". Pode titubear se solta o seio o não, como nós quando não conseguimos nos afastar de uma refeição tão deliciosa.

olha a minha gourmet em ação:



O Social Butterfly
Tany diz que este bebê gostaria de passar mais tempo se socializando do que se alimentando. "Ele vai olhar para o rosto da mãe, sorrir para o que está a seu redor e ao redor do mamilo e não se anima. Acaba por travar uma uma conversa, na linguagem dos bebês, com o mamilo", diz Tanya. Bem, bebês borboletas são fáceis de identificar, pois deixam as mães bem preocupadas. Mas dá para perceber que ele não tem pressa. Uma sessão de 10 minutos de mamada, pode se transformar em 30 minutos de socialização com o seio e pouco comida na barriga.

O Sampler
"Não obrigado, eu não estou com fome é o estilo deste bebê." Ele mama, solta o seio, mama mais um tantinho, solta de novo. Fica nesse mama e solta ad infinitum. Ao contrário do Social Butterfly, o Sampler consegue esvaziar um seio.

O Acrobata
Esse é o mais estraho. Segundo Tanya, quanto mais velho e mais móvel, mais acrobata ou contorcionista. "Trata-se de complexas posições de ginástica para mamar. Algumas, inclusive, podem significar enfiar a cabeça entre os pés, ficar agachado enquanto mama". A mãe dos acrobatas, diz Tanya, pode ter sua paciência duramente testada com esse filho.

O Brincalhão
Esse bebê adora brinca com o seio materno. Um exemplo que Tanya cita é aquele bebê qu se diverte com o leite que esguiça em seu rosto. Ou ainda aquele que começa a puxar a cabeça para trá e levando junto consigo o bico do seio, resultando em um seio alongado grosseiramente.

Sonífero
Este bebê usa a mama como um sonífero. Tanya diz no texto que, muitas vezes, o bebê vai querer pegar o seio só para adormecer em poucos minutos. "Talvez o seio contenha alguma forma de comprimido para dormir", escreve e garante: "Esse é um estilo muito popular".


Não deixe de dar uma passadinha por lá pra ler mais sobre seletividade à mesa (clica aqui!).

Eu mesmo sou mãe de uma garotinha de três anos que hora come maravilhosamente bem e hora vive de fotossíntese!! Até aquele prato que ela AMA hoje pode ser detestado no dia seguinte... aí, aí!! Tem semana que tem que ter cenoura todo dia nas refeições e um belo dia, voi lá: " Mãe, eu nãoo gosto de cenoura!"... aí, aí!!

Bem, mas aí está ela num momento supremo devorando um prato de moqueca de camarão, com arroz, farofa, pirão e vatapá. (Deus multiplique esses momentos...rsrsrs!):

Bjs, bjs e mais bjs

Um comentário:

trovao disse...

Miriam, meu bb(Pablo) é estilo acrobata para mamar...cada dia mais difícil...rs...e outra coisa, peloamordedeus, não posta foto de pratos de frutos do mar não!!!!!!!!!!!!!!To em MG...lembra como o camarão daqui é?...rs..tô aguando aqui o prato da Nanda...beijos nas meninas....Rosana.